Educação Infantil e Ensino Fundamental (Anos Iniciais)
Regimento para Pais e Alunos

Proposta de Educação

Para formarmos uma geração preparada para os desafios cotidianos, para profissões que ainda nem existem, nossos alunos são incentivados à autonomia, à criatividade e à inovação, com a tecnologia como suporte de aprendizagem, respeitando as habilidades individuais, os modos de agir e de pensar de cada um, características fundamentais no processo de formação. 
O planejamento é elaborado pela equipe pedagógica, considerando o nível de desenvolvimento de cada faixa etária. Utilizamos o material do Sistema Positivo de Ensino – com apostilas: anual (G2), semestral (G3, G4 e G5) e bimestral (Ensino Fundamental). Ainda contamos com o Positivo On para uso de pais e alunos.

RELAÇÃO MORAL ESCOLA - ALUNO

Sabendo-se que a moralidade é construída gradativamente e intensamente durante o processo do desenvolvimento infantil, a postura do educador é no sentido de motivar e permitir que o aluno pense constantemente sobre suas atitudes.
Quando estas não correspondem a um comportamento adequado, deve-se mobilizar o aluno a sempre reparar sua conduta e, com isso, fazê-lo perceber que há um espaço tanto físico quanto emocional, determinado pelo espaço do outro.
Para tomar clara esta questões, colocam-se regras simples e coerentes, que são essenciais para a convivência escolar. Em algumas situações, o professor solicita a orientação da equipe pedagógica para ajudar o aluno a refletir sobre suas atitudes. Após esse trabalho, se necessário, a equipe pedagógica solicitará aos pais uma parceria para fortalecer o trabalho com as regras. 

HORÁRIOS DA ESCOLA

Dentro da dinâmica escolar, é essencial o respeito aos horários.
Horários da aula: 13h às 17h15 (Educação Infantil) e das 13h às 17h30 (Ensino Fundamental)

  • Horários de entrada na escola: 12h45 às 13h
  • Pede-se aos pais que respeitem o horário da chegada e da saída, assim colaborando para que o professor organize sua rotina diária.
  • Os pais deverão entregar seus filhos na entrada da escola (rampa ou escada central) para que sejam encaminhados até a sala de aula; e após as aulas, aguardar (na rampa) até que sejam liberados pelos professores.
  • Os alunos não deverão ser retirados do horário do término das aulas a não ser em casos de extrema necessidade.
  • Segurança: o aluno será entregue na saída, aos pais ou à pessoa autorizada. Em caso de pessoa diferente da habitual vir buscar o aluno, os pais deverão comunicar a escola com antecedência.
    Ainda, sem autorização dos pais, o aluno não poderá ser retirado durante o período de aula, nem acompanhar o coleguinha na saída, ou deixar de embarcar na van (no caso de utilizar o transporte escolar). Não se levará em conta recado dado por aluno.

Comunicação escola - família

Os pais poderão ser prontamente esclarecidos sobre quaisquer dúvidas ou orientações com relação a seus filhos ou à Escola, marcando previamente na secretaria uma conversa com a equipe pedagógica, professor e/ou diretor.

  • Horários da secretaria: de 2ª a 6ª feira, das 7h às 17h30min.
    - Telefone: (35) 3295-3167
    - Email: unicol@fem.com.br

BILHETES E CIRCULARES

Os assuntos comunicados por escrito têm o bilhete ou circular colados na agenda ou caderno de dever. 
Eles devem ser lidos, e a agenda ou o canhoto devolvido devidamente assinado pelo pai ou responsável no dia seguinte do recebimento.

DATAS COMEMORATIVAS E FESTAS

São recursos valiosos para ampliar conhecimento, estimular a cooperação, o sentimento cívico e a convivência social.
Algumas datas são comemoradas internamente; outras envolvem as famílias. Para esse eventos, a Escola envia as informações necessárias através de bilhetes.

COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIO

Os aniversários poderão ser comemorados somente após o término das aulas.

  • A escola pode fornecer a lista de nomes e telefones se os pais desejarem.
  • Às vezes, é solicitada a entrega dos convites em sala. Só podemos atender desde que sejam convidados todos os alunos
  • Porém, não podemos nos responsabilizar por convites não entregues (em falta de algum aluno) ou convites perdidos fora dos limites da Escola.
  • Portanto, quem trouxer convites para os professores distribuir, deve procurar informar-se, no fim do período da sala todos foram entregues.
  • Os pais que optarem por fazer o aniversário na escola deverão procurar a secretaria para a reserva da sala de festas e pagamento da taxa de uso.

Cuidados dispensados aos alunos

1- Pede-se que o aluno doente, com febre, não frequente as aulas, principalmente se houver suspeita de doenças contagiosas (conjuntivite, amigdalite, catapora, rubéola). Com isso, a Escola está cuidando com a saúde de seus alunos e procura sempre, em caso de dúvidas, orientação com as autoridades sanitárias do município.
2- Se o aluno adoecer na Escola (febre, dor de cabeça, vômitos, cólicas, etc) os pais serão avisados e deverão providenciar o atendimento.
3- No caso de alunos que esteja fazendo uso de medicações (antibióticos, xaropes, etc) os pais deverão trazer o remédio e através da secretaria, chamar seu filho para os próprios pais aplicarem o remédio. Para a escola medicar, é necessário que mandem o remédio todas as vezes, com as devidas informações.
4- Apesar das medidas preventivas, pode, às vezes, acontecer um ferimento que necessite cuidados. Os professores são preparados para prestar os primeiros socorros, fazendo assepsia do machucado (lavar bem com água e sabão, aplicar antisséptico, etc). Em caso de necessitar-se de atendimento médico, a Escola entrará em contato com os pais, a fim de que eles providenciem a ajuda no médico de sua preferencia.
5- Sempre que houver uma queda, com ou sem ferimento, os pais serão avisados por telefone ou pessoalmente, à saída.
6- O Unicol preocupa-se com a alimentação de seus alunos. O lanche deve ser trazido de casa, de acordo com o cardápio da escola. Portanto de acordo com a orientação da nutricionista, estimula-se o consumo de frutas e alimentos mais saudáveis, evitando refrigerante, salgadinhos industrializados, balas, chocolates e chicletes.
7- Outro cuidado com a saúde é o uso do o copo ou garrafinha de uso individual, que deve vir e voltar dia. 

OUtras orientações

  • O Aluno deve ir vir uniformizado: camiseta, short saia e vestido (para meninas), bermuda e calça personalizada da escola. O uso de tênis todos os dias é obrigatório.
  • Todo o material, bem como as peças do uniforme, deverá vir devidamente etiquetado com o nome do aluno e sua turma.
  • Os objetos esquecidos na Escola serão guardados até o fim de cada semestre e depois doados a uma instituição assistencial.
  • Pede-se que não tragam brinquedos, a não ser às sextas-feiras, no dia do brinquedo (Educação Infantil) ou dias de chuva.
  • É proibido o uso de celular ou quaisquer outros aparelhos eletrônicos.
  • Para os alunos que perderem provas, terão direito a segunda chamada, onde deverão procurar a secretaria da escola para preencherem o requerimento no valor de R$20,00; só não terá custo a segunda chamada para o aluno que trouxer atestado médico de data da prova.

No Unicol, os alunos adquirem as habilidades necessárias para seu desenvolvimento.